5 motivos para fazer um intercâmbio - UnextUnext
 




5 motivos para fazer um intercâmbio

5 motivos para fazer um intercâmbio

Se ultimamente a ideia de viver uma temporada fora do país não sai da sua cabeça, mas, ao mesmo tempo, gera dúvidas e incertezas, hoje viemos listar 5 motivos para fazer um intercâmbio.

São tópicos que reúnem razões que tornam esse tipo de viagem uma experiência única, de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Aproveite!

 

1) Melhore seu currículo

Uma experiência internacional alia o aprendizado de um idioma com a vivência cultural em outro país. Muito além do domínio de uma língua estrangeira, principalmente o inglês (que já é item obrigatório de seleções de emprego), o intercâmbio proporciona o desenvolvimento de características que os recrutadores buscam.

Isso porque durante essa experiência, a pessoa aprende a lidar com as diferenças (sejam elas culturais, ou até mesmo culinárias ou climáticas), o que as tornam mais dinâmicas e resilientes, ou seja, tendem a ser profissionais que se adaptam bem a diversas situações. Dessa forma, as empresas veem com bons olhos quando o candidato morou fora do país.

2) Aprenda um idioma

Como explicitamos, um bom profissional, bem atualizado e competitivo no mercado de trabalho tem o domínio de uma língua estrangeira e o inglês é uma das mais buscadas pelos recrutadores.

Vivenciar diariamente situações em que você não só aprenda, mas precise colocar em prática a fala, a leitura e a audição dessa língua é a imersão completa que facilita esse processo com uma nova língua. São momentos que variam desde a pedir informações para pedestres na rua, até a olhar o cardápio e decidir o que quer pedir para jantar. Essa prática é muito rica, pois o intercambistas terá que lidar com gírias, diferentes sotaques e ambientes para conseguir se comunicar. Pense: mesmo quem tem vergonha de praticar o inglês, por exemplo, será estimulado a todo tempo a desenvolver-se!

3) Ganhe segurança

Essa questão da segurança tem muita relação com o desenvolvimento de características pessoais como o autoconhecimento e a independência que um intercambistas conquista ao morar fora. Se você conversar com amigos, verá que é praticamente impossível voltar o mesmo depois de um intercâmbio.

Um intercambista tona-se mais confiante na medida em que mora em um lugar totalmente novo, com pessoas diferentes, em uma cidade com hábitos e culturas distintas. Assim, a pessoa tem um processo de amadurecimento de visão de mundo, de como administrar a saudade de casa e dos amigos, enfim, ela aprende a se virar e descobre que as coisas dependem essencialmente dela para acontecer.

Mesmo pessoas que já moravam fora de casa antes de um intercâmbio tem experiências tão diversas que são surpreendidas a todo o tempo e propõem-se a novos desafios. A coragem nasce de situações adversas: descobrir um novo trajeto da casa para a escola, experimentar um novo alimento, falar uma língua totalmente nova… E a cada desafio superado, você vai crescer!

4) Viva novas culturas

Talvez nenhuma outra experiência seja tão marcante para uma pessoa sair da sua “zona de conforto” quanto um intercâmbio. Se você está buscando respostas para a fase atual da sua vida, viajar e morar fora pode contribuir muito para esse processo. Isso porque nesse período você pode até não achar a resposta que busca (porque estamos mudando e procurando coisas novas sempre), mas você será estimulado a fazer as perguntas certas para a sua vida, o que é muito interessante durante a viagem!

Sua visão do mundo vai mudar e, em contrapartida, a sua visão sobre como você se coloca no mundo também! Novas culturas, religiões, tradições, costumes, preferências. Pense em quantos novos estímulos você vai receber: novos cheiros, sabores, roupas, formas de negociar, meios de transporte, rotina, etc. É por isso que quem viaja fica “viciado” nessa sensação de descoberta.

5) Viaje com um objetivo estabelecido

Normalmente associamos o período de viagem a férias e diversão, certo? Mas e se esse momento puder ser ainda mais completo? Basta se programar (financeiramente e temporalmente) para planejar uma viagem com o objetivo de aprender um novo idioma, desenvolver-se profissionalmente e pessoalmente e claro, também conhecer novos lugares e se divertir.

A pergunta é: por que não unir o útil ao agradável? Belas paisagens com aulas em uma escola internacional, por exemplo. Inclua roteiros turísticos e gastronômicos, viaje por cidades vizinhas, enfim, você consegue se programar para estudar e/ou trabalhar e ainda aproveitar a cidade.

 

Agora é com você: conte para a gente nos comentários o que achou desses motivos e se eles têm relação com o que você está buscando.

E, claro, se você ficou com ainda mais vontade de viajar, conheça as vantagens de uma consultoria de intercâmbio altamente especializada que está pronta para te atender. Descubra nossos destinos aqui.

2 Comments

  1. […] semana passada contamos aqui 5 motivos para você realizar um intercâmbio. Hoje vamos apontar como essa experiência pode contribuir para a sua carreira profissional: já […]

  2. […] Você chegou a um momento da carreira de sabe que precisa se diferenciar ainda mais para continuar crescendo ou mesmo só está começando e quer montar um currículo bem competitivo. O intercâmbio conta para os selecionadores como uma experiência de aprendizado que envolvem diversas habilidades valorizadas pelas empresas. (Em 5 motivos para fazer um intercâmbio falamos bastante disso) http://unextintercambios.com.br/motivos-para-fazer-um-intercambio/ […]

DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA

O SEU INTERCÂMBIO
Qual é o seu nome? *
Qual é o seu Email? *
Para onde você gostaria de ir? *
Gostaria de dizer mais alguma coisa?